quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conselhos para Noivas

Muitos se casam hoje já pensando numa possível separação amanhã. Algumas noivas até preferem não colocar o sobrenome do futuro esposo pensando nas possíveis despesas de um divórcio. Atitudes como estas minam as resistências conjugais. Noivos, pranejem-se.

Casamento dá trabalho, por mais simples que seja. Fazer um planejamento irá ajudar muito. Coloquem tudo que precisa ser feito no papel, como lista de convidados ou pessoas que irão ajudar nos preparativos, anote até os pequenos detalhes, pois assim não correrão o risco de esquecer alguma coisa. Noiva, vale até mesmo um cronograma, pois alguns itens do planejamento podem ser providenciados meses antes e outros nos dias que antecedem o casamento.

Preparem um orçamento:
Quanto custa um bolo de casamento ou um penteado no cabeleireiro? O que fica mais em conta um buquê de noiva de flores artificiais ou naturais? Sim, tudo envolve gastos e mesmo que vocês estejam pensando em fazer uma cerimônia simples, com certeza terão de gastar algum dinheiro. É importante a noiva fazer um orçamento para não ter surpresas depois.

Mantenham os pés no chão:
Temos visto hoje muita preocupação em torno das festas de casamento. Vivemos numa sociedade de consumo e muitos casais de noivos deixam-se levar pelo pensamento “o que os outros vão dizer?” e se esquecem do que é essencial. Não caiam no erro de preparar um grande banquete para os convidados comerem e ficar com dívidas por muitos meses. O início da vida de casados também vai precisar de investimento financeiro. Não haverá mais o papai ou mamãe para pagar a conta do supermercado, da luz ou do gás. Então noiva, gastem aquilo que cabe em seu orçamento e não deixe que as pressões sociais lhes envolvam.

É muito mais importante, por exemplo, que o casal viaje em lua-de-mel para curtir seus primeiros dias como marido e mulher e tenham um início de vida conjugal tranqüilo.

Controlem seus sentimentos:
Os últimos meses e dias que antecedem o casamento, comumente deixam os noivos bastante estressados. Alguns sentem medo do passo que estão dando, outros ficam tão nervosos que brigam com seus noivos por qualquer coisa e há até quem pensa em desistir de tudo. Calma! Isso é natural de sentir, afinal não é todo dia que a gente se casa.

A cerimônia de casamento é um ritual de passagem. Para muitos, deve ser uma cerimônia feita na presença de Deus, como reconhecimento de que Ele está unindo e abençoando os noivos. Pompas e circunstâncias só tornam o cerimonial bonito, não são requisitos para a felicidade dos noivos.

Consultem o médico:
É importante estar saudável para o início da vida conjugal. O médico recomendará alguns exames básicos para constatar a boa saúde ou para detectar algo que precisa ser tratado. Problemas de saúde podem ser prejudiciais para o início da vida a dois dos noivos.

Conversem muito sobre o perfil que cada um traçar. Todas as pessoas se casam cheias de expectativas sobre o parceiro. Essas expectativas são construídas a partir dos modelos de família. Há uma tendência muito grande de imaginar o outro como alguém perfeito, maravilhoso, que fará de tudo para não desgastá-lo ou magoá-lo.

Encarem o casamento como uma aliança:
Muitos se casam hoje já pensando numa possível separação amanhã. Algumas noivas até preferem não colocar o sobrenome do futuro esposo pensando nas possíveis despesas de um divórcio. Atitudes como estas minam as resistências conjugais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário